Escola Bíblica | Agosto e Setembro

Módulo de 8 aulas

Visões de Futuro - Milênio em Foco

Élcio Fernandes | Sala PS

Há séculos teólogos têm estudado e defendido suas interpretações quanto ao milênio, segunda vinda de Cristo, tribulação e novos céus e nova Terra. Seguramente muitos deles piedosos e tementes a Deus. Nosso intuito com este curso é estudar juntos algumas destas possíveis visões e posições que o cristão tem sobre futuro, com foco no milênio apresentado no livro do Apocalipse. Analisaremos as principais interpretações escatológicas do tema, entendendo o que são profecias e como devemos conduzir nossas atitudes diante do futuro escatológico com foco no retorno do Senhor Jesus.

Classe de Integração

Ministério de Integração | Sala C1

Conheça a Igreja Batista Fonte e todos os privilégios e responsabilidades de um membro desta igreja a fim de respaldar adequadamente a sua decisão quanto a tornar-se ou não um membro desta comunidade. Essa classe é indispensável no processo de admissão de novos membros.

“Maré mansa não forma marinheiros preparados”

Maurício Gama | Sala C3

Há várias maneiras usadas por Deus para forjar nosso caráter, levar-nos ao amadurecimento e a um caminhar de acordo com Sua vontade. Será o sofrimento uma destas ferramentas? A perspectiva correta a respeito das situações adversas é essencial para que não nos leve a um afastamento da comunhão com Deus ou com os outros. Nesse curso refletiremos a respeito das dificuldades da vida e o resultado que ela deve produzir na construção do caráter de Cristo em cada um de nós.

Como ensinar a Bíblia para crianças de 4 a 11 anos

Ministério Semear | Sala C4

Saiba o porquê e como ensinar a Bíblia para crianças, com criatividade, fidelidade às Escrituras, conhecendo e respeitando as características de cada faixa etária. Este curso é indicado para pais e também para homens e mulheres que têm algum envolvimento com Ministério Infantil ou pretendem se engajar-se neste ministério.

Resolução de Conflitos

Oswaldo Carreiro | Sala C5

Conflitos fazem parte da nossa vida e nem sempre podemos evitá-los. Através deste curso, consideraremos princípios bíblicos para resolução de conflitos, começando antes mesmo deles surgirem. Veremos os pré-requisitos indispensáveis que devemos ter em mente ao entrarmos num conflito e os passos práticos a serem dados para resolvê-los. Aprenderemos, seguindo a exortação de Paulo, a “fazer tudo o que for possível” para mantermos a unidade nos relacionamentos, mesmo que esse empenho seja iniciado com um conflito!

Fé Cristã e Ciência Contemporânea (módulo1)

Roberto Covolan | Sala C6

Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos, diz o salmista. Se a natureza, o universo e tudo o que há é obra de Deus, por que temos visto ataques frontais à fé provenientes do campo científico? Será que as descobertas da ciência contemporânea são compatíveis com a fé cristã? Neste curso, serão  abordados temas científicos da atualidade, como teoria do Big Bang, física quântica e princípio antrópico, encarando  a ciência a partir  de uma perspectiva cristológica, pois pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus (Hb 11.3) e que o Senhor é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste (Cl 1.17)

Interpretação Bíblica ao longo da História

Alexandre Oliveira | Sala C4

Com o objetivo de entender de forma clara as Escrituras, homens ao longo da história buscaram interpretar o texto sagrado, defendendo métodos hermenêuticos variados. Nesse curso vamos estudar como as Escrituras foram interpretadas através do tempo, desde os próprios escritores bíblicos, até os leitores pós-modernos. Estudar a interpretação Bíblica ao longo da história nos ajuda a aprender com erros e acertos dos que vieram antes de nós.

Jesus e as parábolas

Willing Sgnolf | Sala C5

Compreenda o sentido das parábolas contadas por Jesus e sua aplicabilidade em Seus dias e aos nossos dias através do estudo das razões de Jesus usar este tipo de narrativa, quem era o seu público alvo, suas ligações com ensinos do VT e a “visão de futuro” comunicada por Ele.

Os cristãos e a participação política

Juscelino Mendes e Wagner Lima | Sala C6

O discurso político é, por excelência, o lugar de um jogo de máscaras. Toda palavra pronunciada no campo político deve ser tomada ao mesmo tempo pelo que ela diz e não diz. Não deve ser entendida ao pé da letra, numa transparência ingênua. Este curso pretende mostrar que os cristãos devem sempre participar da política, com a perspectiva de serem construtivos na sociedade (Tg 1.27), mas também “prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10.16).