Nem sempre é fácil reconhecermos a bondade de Deus nas nossas vidas, especialmente quando passamos por tribulações e angústia. Mas o Deus que “ faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5.45) é sempre bom. Ao longo da narrativa bíblica encontramos muitos que nas mais variadas circunstâncias, provaram e declararam da bondade de Deus. Um desses homens foi o profeta Ezequias que quando orou a favor do seu povo, disse: “O Senhor, que é bom, perdoe a todo aquele que dispôs o coração para buscar o Senhor Deus, o Deus de seus pais” (2 Cr 30.18-19). Durante a era pós-exílio, quando as bases do templo foram lançadas, os sacerdotes e levitas ofereceram louvor e ações de graças ao Senhor, dizendo: “Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre sobre Israel” (Ed 3.11). Esdras foi bem-sucedido em sua viagem da Babilônia a Jerusalém e reconheceu que a “boa mão de Deus estava sobre ele” (Ed 7.9).
Seja no reconhecimento do perdão de Deus ou na realização de um projeto e ainda ao provar da Sua direção e proteção, a bondade de Deus sempre está presente. Temos reconhecido a bondade de Deus nas nossas vidas?
São muitos os Salmos que exaltam a bondade de Deus experimentada nas mais diversas manifestações do Seus cuidado e amor.
A bondade de Deus inclui Sua benevolência, misericórdia, amor e graça. Todos esses elementos da bondade existem em Deus e, portanto, são todos atributos infinitos, eternos e imutáveis. Ele será bom, sempre.
Cristo, nosso Salvador e Senhor, descreveu a Si mesmo como “o Bom Pastor” que conhece e dá a vida pelas suas ovelhas. (Jo 10.11,14).
A certeza da bondade de Deus não deveria dar lugar à murmuração ou indiferença nos nossos corações, pois mesmo quanto estamos atribulados somos alvo do Seu cuidado e amor. Que Ele nos leve a uma atitude de reconhecimento e retribuição pela Sua bondade, em amor e consagração a Ele.
Davi nos apresenta um excelente exemplo a ser seguido:
01
Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendiga, minha alma, o Senhor, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as suas iniquidades; quem cura todas as suas enfermidades; quem da cova redime a sua vida e coroa você de graça e misericórdia. É ele quem enche de bens a sua vida, de modo que a sua mocidade se renova como a da águia. – Sl 103.1-5
Reconheçamos e Celebremos a bondade de Deus!
Oswaldo Carreiro
0 comentários