Koinonia é o seu lugar!

jun 2, 2025Convidados, Gilvair Baquero0 Comentários

Charles Plumb foi piloto de caça na Guerra do Vietnã. Certo dia, o seu avião foi derrubado durante uma missão de combate. Ele saltou de paraquedas, salvando a sua vida. Caiu em campo inimigo, foi capturado e passou seis anos como prisioneiro no Norte-vietnamita.

Após sobreviver a este período e retornar ao Estados Unidos, começou a fazer palestras, relatando a sua odisseia e o que a prisão lhe ensinara. Um dia, num restaurante, foi saudado por um homem: “Olá, você é Charles Plumb, o piloto que teve seu avião derrubado, não é mesmo?”

“Sim”, respondeu. “como você sabe?”

“Ora, era eu quem dobrava o seu paraquedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?” O piloto ficou boquiaberto.

“Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje.”

O Relato acima foi publicado pela Redação Centro América FM por Matheus Fin com o Título “Quem dobrou o seu paraquedas hoje?

O testemunho acima, nos remete a sermos aqueles que dobram os paraquedas de nossos irmãos em Cristo, como nos diz a Bíblia em: I Tessalonicenses 5.18 “Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” E ainda I Pedro 4.10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”

A nossa correria ao longo da semana, com tantos afazeres, beira muitas vezes a insanidade semelhante a Eclesiastes 2.11 “…e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento…” Como cristãos temos na igreja, um oásis em meio ao deserto da semana para revigorar as nossas forças.

Observando a atitude de muitos, em especial no término das programações do culto dominical, percebo aqueles olhares em busca de um rosto amigo para conversar, interagir e que muitas vezes não é encontrado. Em uma comunidade metropolitana, como a nossa, a alternativa mais adequada para conhecer e se tornar conhecido é o envolvimento em um grupo pequeno de Koinonia. Pois é neste contexto, que o relato acima encontra espaço para:

  • Exercitarmos a nossa obediência a Deus e a sua palavra através dos mandamentos recíprocos de servir, amar, suportar uns aos outros.
  • Reconhecermos de que é no grupo pequeno, que nossos irmãos e irmãs encontram espaço para dobrar os nossos paraquedas, dobrando os joelhos em orações, e de dar apoio mútuo em um espaço de compreensão e respeito.
  • E ainda, de agradecer aqueles que tem se empenhado em dobrar os nossos paraquedas, amortecendo as nossas quedas.

Quando decidimos caminhar isolados, distantes dos demais, invariavelmente somos surpreendidos por pensamentos de que somos invisíveis, ninguém nota a nossa presença ou ausência. Portanto uma sensação de que somos descartáveis, acaba tomando conta do nosso miserável coração enganoso e desesperado, como diz o profeta Jeremias (Jeremias 17.9)

Mas na Koinonia, somos amparados, confortados, exortados a reconhecer a Soberania do nosso Deus, que conhece o momento de vida de cada um e se importa em nos ajudar. Providenciando o suprimento necessário, na hora certa para continuarmos a nossa jornada nesta terra.

É nas atividades simples e normais da vida, que o incomum e o extraordinário de Deus chega até nós! E isso se dá, na grande maioria das vezes, através daqueles que estão próximos e nos acompanhando em nossos momentos difíceis.

Trago um desafio àqueles que ainda não participam de uma Koinonia, para procurarem os canais de comunicação da igreja, e se informarem como participar de um grupo pequeno de nossa igreja.

E aqueles que já participam, que possam nutrir em seus corações gratidão e expressar com seus lábios palavras de reconhecimento aos anfitriões, que tem aberto os seus lares para receber um grupo de koinonia. Sem esquecer dos líderes, por juntos dobrarem os nossos paraquedas, aliviando assim as nossas lutas e desafios que a vida nos reserva.

Que juntos, nas koinonias possamos desfrutar da comunhão, do partir do pão, das orações e do aprendizado que estes momentos juntos na presença de Deus, pode proporcionar a todo cristão.

Gilvair Baquero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Autor

Comentários

Aonde encontro meu ponto de virada?

Na língua portuguesa, ponto significa que um discurso foi encerrado, o final de um período ou de uma ideia terminou. O que estamos falando então quando mencionamos a expressão “Ponto de Virada”? Um ponto de virada em uma história, é um momento em que um personagem...

|jan 30, 2026

Caí de novo, e agora?

Todos nós desenvolvemos hábitos quer estejamos conscientes ou não. Hábitos cooperam conosco no desenvolvimento da nossa vida e nos auxiliam na caminhada rumo à maturidade cristã. Há muitas coisas que fazemos sem pensar por conta das repetidas vezes que temos feito...

|jan 23, 2026

Fonte de sabedoria e vida

Vivemos em um tempo em que muitas pessoas caminham pela vida como quem anda em terreno desconhecido: tentando, errando, quebrando a cabeça e, muitas vezes, colhendo dores que poderiam ser evitadas. Na busca por respostas, conselhos não faltam. Eles vêm das redes...

|jan 16, 2026

Super-Heróis

Nossa visão sobre os personagens bíblicos, muitas vezes, pode ser bem infantil. Como se os mesmos fossem super-heróis com poderes ilimitados. Vamos olhar para o que Moisés fez, só mesmo com um poder especial: Ex 14.“21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o...

|jan 9, 2026

De 25 para 26

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mt 6.33 Mateus 6:33 O que significa? Para um astrônomo pode ser simplesmente o completar-se mais uma órbita de Terra em torno do Sol; para quem quer...

|dez 29, 2025

Tempos de Natal

E mais uma vez, o ano está acabando! E com ele o clima natalino vive! Casas iluminadas, casas com mensagens natalinas e músicas de natal deixam clara a expectativa do Natal! O clima contagia e é gostoso de celebrar. Apesar de a cultura atual estar se afastando do...

|dez 19, 2025

homem de pé em uma sala pequena falando para pessoas sentadas olhando para ele.

Lições de Jonas

A história de Jonas no ventre do peixe é bem conhecida, mas nos distraímos com o relato, sem perceber os ensinos sobre Deus, o ser humano e a missão apresentados pela escritura sagrada. Gostaria de compartilhar três lições que Jonas nos ensina, até o momento de...

|dez 12, 2025

Como lidar com a graça?

Nós, por natureza, temos dificuldade em lidar com a graça em nossas vidas. Pense, por exemplo, quando alguém paga a sua conta em algum almoço ou jantar. Nossa reação imediata costuma ser: “Pode deixar que a próxima é por minha conta”. Quando somos alvos da...

|dez 4, 2025

Quando o passado vem nos assombrar

Se você pudesse apagar um capítulo da sua história, qual seria. Talvez seja um pecado escondido, uma mágoa que nunca sarou, uma palavra dura que ainda ecoa em casa. Pecados não tratados e feridas cultivadas transformam o passado em um inimigo que prende o coração...

|nov 28, 2025