Quando abrimos as Escrituras, em especial no período dos reis de Israel, notamos que cada rei tinha seus conselheiros para dar as devidas orientações sobre a condução de seu reino. Temos relatados dos mais diversos conselhos, desde os que ferem a vontade de Deus e são simplesmente voltados para a satisfação momentânea dos requerentes, como os que tem como objetivo fazer a vontade do Senhor.
O rei Davi, foi um grande usuário de conselheiros, nas mais diversas fases de seu reino. Ele pode ouvir conselhos de diferentes bocas. Alguns que ele não seguiu e outros que deu ouvidos. Ele passou pelo profeta Samuel, Natã, Gade sendo que esse último, trouxe uma condenação para o povo e para o rei (2Sm24.10-25).
Quem somos nesta história? O que aconselha ou o aconselhado? Qual tem sido a nossa atitude frente a dar e receber conselhos? Será que levamos em consideração, o que as Escrituras dizem?
Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza, Pv 8. 14. Veja que o Senhor dá o conselho, é Ele que apresenta a verdadeira sabedoria, em meio a um mundo tão montado em mentiras e farsas. Mas, podemos recusar a ouvir os conselhos apresentados pelo Senhor, infelizmente o desfecho da situação não é muito agradável. Provérbios capítulo1 diz: ³⁰não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. ³¹ Portanto, comerão do fruto da sua conduta e dos seus próprios conselhos se fartarão. Veja que, rejeitar o conselho apresentado pelo Senhor, frutos serão colhidos, serão frutos amargos e nada agradáveis.
Conselhos, já diz um dito popular “se fosse bom ninguém dava, venderia”, mas eles são necessários para escolhas que iremos realizar. Um filho de Deus, deve sim pedir conselhos para pessoas que são mais experientes de vida. Não só isso, essa pessoa precisam ser conhecedoras dos conselhos expressos nas Escrituras. Pois, só experiência de vida não pode garantir bons conselhos, mas a junção das duas coisas pode produzir bons conselhos.
Espera-se dos conselheiros que eles sejam fiéis. Para transmitir as verdades do Senhor e não a sua verdade.
Wagner Fonseca
0 comentários