Um pressuposto é uma conjetura antecipada, condição prévia ou hipótese. Envolve tomar algumas afirmações como verdadeiras e por consequência agir mediante a suposição estabelecida. Quando o assunto é a missão de proclamação do evangelho no mundo, é comum escutar alguns pressupostos que não condizem com a Palavra de Deus e nem com os fatos.
O primeiro exemplo disso é que precisamos de grandes eventos evangelísticos, programas de televisão e rádio para alcançar pessoas para Cristo. Por conta desta hipótese, muitos cristãos esperam para convidar amigos a algum encontro onde a mensagem seja exposta.
No livro de Christian Schwarz “Evangelização Básica”, o autor apresenta uma pesquisa que contraria este pressuposto. Ele mostra que 76% dos convertidos foram expostos ao evangelho por meio de amigos ou parentes, e que grandes eventos são responsáveis por apenas 5% das conversões. Enquanto cristãos esperam por grandes eventos, o seu próximo espera que você mesmo compartilhe da salvação com ele.
Em 2 Tm 4:2 diz que devemos pregar a palavra seja a ocasião oportuna ou não. Isso é contrário a uma segunda pressuposição onde a pregação precisa acontecer em um dia com condições ‘perfeitas’ e então aquela pessoa aceitará a Cristo. Novamente, Schwarz traz outra pesquisa onde momentos de crises pessoais e luto uma pessoa está 5 vezes mais aberta a escutar o evangelho do que em um dia normal ou de férias.
“Mas eu sou novo na fé.” Mais uma afirmação que não encontra base bíblica (exemplo de Paulo em At 9:20) e nem na pesquisa de Schwarz que mostra que o ‘novo na fé’ tem mais contatos com os não convertidos e fala uma linguagem mais acessível do que muitos pastores.
Assim, quer a ocasião seja oportuna ou de luto, quer você seja novo ou “velho de igreja”, nossa missão é compartilhar a grande obra de Cristo para nossos amigos, vizinhos, parentes e até os confins da Terra. Devemos deixar estes pressupostos equivocados de lado e “indo, fazer discípulos de todas as nações (Mt 28:18)”. Identificando, orando e “compartilhando a razão da esperança que há em nós com respeito e mansidão (1Pe 3:15-16)” para todos aqueles que Deus coloca em nossos caminhos. Que o Senhor nos ajude nessa missão.
Lucas Fonseca
0 comentários