Não havia no tempo em que foi estabelecida e nem há nos nossos dias nada que se pareça com a igreja de Cristo. Além da sua origem e natureza divina, sua constituição, propósito e destino são divinos. Ela é singular! Um dos fatores que a distingue de qualquer outra associação ou organização é que sendo ela um organismo vivo, cada membro que faz parte dela por ter sido regenerado em Cristo e recebido como filho em Sua família é um representante de Deus na vida dos irmãos e instrumento de transformação e edificação. Como membros da Sua igreja Deus nos escolheu para sermos instrumentos de transformação na vida dos outros da mesma família. Há muitos privilégios e responsabilidades, bem como diversidade na igreja de Cristo. Mas o que nos une é Cristo e o alvo é a maturidade e não simplesmente a membresia.
As Escrituras declaram que transformação pessoal e crescimento acontecem quando nossos corações são transformados pela graça de Deus e as nossas mentes são renovadas pelo Espírito Santo. É Deus quem nos transforma e Ele opera essa transformação e crescimento à medida que a Sua Palavra é transmitida, ensinada, aconselhada e praticada.
Em Efésios 4.11-16, ao descrever a igreja como Corpo, Paulo transmite muito bem através dessa figura, a ideia do plano de Deus para que o alvo da maturidade cristã seja alcançado. Deus concede líderes à igreja para equipar, treinar, preparar cada membro tendo em vista a sua própria edificação e também a transformação e o crescimento dos outros. Esse corpo cresce à medida que cada um faz a sua parte.
A metáfora do corpo evidencia também o propósito cuidadoso na igreja. Temos a responsabilidade de cuidar uns dos outros! O problema é quando ficamos presos em nossos círculos de afinidades ou centrados em nós mesmos ou apenas nos nossos próprios interesses e não nos consideramos ou reconhecemos como instrumentos de transformação além das fronteiras que nós mesmos estabelecemos. Mas, não é isso que vemos no texto bíblico. Há um propósito muito maior e melhor do que a busca pela nossa própria realização e conforto. O plano de Deus para seus filhos é muito mais elevado! Deus está em Cristo Jesus resgatando a humanidade caída para transportá-la para o Seu Reino e progressivamente conformá-la à imagem de Seu Filho. Ele nos escolheu e capacitou para participarmos do Seu plano de crescimento e edificação da igreja e as mudanças genuínas e profundas acontecem mediante o ministério da Palavra, quer seja ele público ou pessoal e privado e isso deve nortear e fundamentar os nossos relacionamentos e aconselhamentos.
Como cristãos, não venceremos a batalha contra o pecado e nem ficaremos mais parecidos com Cristo se não ministrarmos a Palavra uns aos outros. Reflita sobre o quanto você tem sido instrumento de transformação na vida de seus irmãos, sua família, no seu dia a dia. Quando e como você tem ministrado a Palavra ou aconselhado biblicamente nos seus relacionamentos? Nada se compara à Igreja de Cristo! Que grande privilégio fazer parte dela! Que o Senhor da igreja nos use como Seus instrumentos de transformação!
0 comentários