“Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos” (Ec 9.11).
“A vida é imprevisível, e acredite, isso é muito bom”. Com essas palavras, um grupo que vende seguros fez o seu anúncio em uma estação de rádio. E eles estão corretíssimos.
A vida é imprevisível porque foi Deus quem determinou as diversas estações, tempos e ocasiões que enfrentaremos, sejam boas ou más, e elas não estão sob o nosso controle.
E é bom que seja imprevisível. Assim, podemos atravessar por todas essas estações aproveitando ao máximo o que Deus tem a nos ensinar em cada uma delas. É bom que a vida seja imprevisível, ou seja, que nós não saibamos o que nos irá acontecer, porque isso nos faz lembrar quem de fato somos: dependentes do Criador.
Essa é mais uma das maneiras que Deus utiliza para nos lembrar da nossa real condição. Na nossa tendência de querer ter o controle de tudo em nossa volta, experimentar ocasiões que irão nos dizer o contrário faz bem para a nossa alma, e assim voltamos para o nosso devido lugar e postura diante da vida e de Deus.
O livro de Eclesiastes nos ajuda a ter uma visão equilibrada acerca do mundo e de tudo aquilo à nossa volta, como o trabalho, os relacionamentos, felicidade, expectativas, desafios. Nele aprendemos que coisas boas devem ser desfrutadas como vindo das mãos do Senhor e coisas ruins que devem ser consideradas e suportadas com paciência e confiança em Deus. Assim, não cairemos no desespero do pessimismo, nem na ilusão do otimismo.
A vida é mais complicada do que nossa ideia de que os fortes, rápidos, inteligentes e prudentes se dão bem e os outros se dão mal. Habilidade e capacidade não são garantia de sucesso nos projetos dessa vida. Portanto, como podemos nos preparar para viver em um mundo que é incerto?
Tenha paciência. Gosto da definição de paciência como a capacidade de permanecer no lugar indesejável sem murmuração. É agenda do Senhor que você esteja onde se encontra hoje. Não é um descuido da parte de Deus; é a agenda Dele para sua vida. Portanto, não desperdice a presença de Deus em meio às suas decepções e fracassos.
Considere a soberania de Deus. O autor de Eclesiastes também diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Tempos de fartura, vitória e riqueza pertencem a Deus, assim como os tempos de falta, derrota e pobreza. Portanto, confie na administração de Deus em sua história.
0 comentários