Na língua portuguesa, ponto significa que um discurso foi encerrado, o final de um período ou de uma ideia terminou. O que estamos falando então quando mencionamos a expressão “Ponto de Virada”?
Um ponto de virada em uma história, é um momento em que um personagem precisa tomar uma decisão que mudará o rumo da história.
“Cada reviravolta envolve uma mudança decisiva e contribui para o desenvolvimento dos personagens ou para o avanço da história. As escolhas que os personagens da sua história fazem, alteram o rumo e, consequentemente, o futuro deles. Às vezes, essa decisão cabe somente a eles, e outras vezes fatores ou eventos externos podem forçá-los a agir. Cada ponto de virada em uma história — seja um obstáculo, uma escolha ou uma decisão — deve ser um ponto sem retorno.”
Diante disto neste mês, que já é o segundo deste ano que mal começou. Estamos sendo confrontados com vários “pontos de virada”, que precisam de um conjunto de decisões que visam mudar o rumo da nossa história, minimizando a possibilidade de retornar ao estado atual.
Mas isso demanda da nossa parte uma ação necessária, afim de desapegar do passado que nostalgicamente nos traz uma sensação de bem-estar. O Sábio Salomão, ao escrever o livro de Eclesiastes diz:
¹⁰ Não diga: “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? “Pois não é sábio fazer tais perguntas. Eclesiastes 7:10
A Sabedoria divina nos ajuda a não cometer este erro em nossa caminhada rumo a uma decisão de mudar, virando o curso da nossa vida em direção a um futuro desejado por Deus.
Além de não comparar o ontem com o hoje, pois ao fazê-lo demonstramos falta de sabedoria, é preciso focar no futuro desejado, crendo que o nosso Deus é um Deus de amor e que nos exorta a não ficar inquietos ou inseguros quanto ao futuro:
³⁴ portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Mateus 6:34
Não errar fazendo comparação do que já vivemos, com o que estamos vivendo hoje, confiando e descansando debaixo das Mãos Poderosas de Deus, que nos ama. Devemos entregar cada decisão de mudança, virando assim o curso da nossa história, alinhando com as expectativas de Deus sobre nós.
O Salmista nos instiga a depositar aos cuidados dEle a nossa jornada, com a certeza de que Ele é poderoso para cuidar de tudo o que o futuro nos aguarda:
⁵ Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. ⁶ E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. ⁷ Descansa no Senhor, e espera Nele… Salmos 37:5-7
Assim, com sabedoria e confiança podemos finalmente encontrar as bases para mudar o curso da nossa história. Reescrevendo uma nova etapa em nossas vidas, que nos encherá de coragem para encarar de frente cada um dos desafios que teremos. Sabendo que o ponto de virada de um, não é necessariamente o de outro. O desafio então é de encontrar qual é o seu e ter a sabedoria e a confiança de mudar para a glória e louvor do nosso Salvador.










0 comentários