A canção Sol de Primavera, de Beto Guedes (1979), traz um refrão que diz assim: “Sol de primavera, Abre as janelas do meu peito, A lição sabemos de cor. Só nos resta aprender.
Este autor nos coloca frente a frente com uma questão: que saber de cor algo, não significa necessariamente que já aprendemos sobre aquilo. Podemos trazer esta constatação para nossa vida com Deus.
Se formularmos a seguinte pergunta, a nós mesmos ou a um amigo cristão: Deus é Soberano? Naturalmente, receberemos como resposta um sonoro “SIM Ele é Soberano! “
Mas, o quanto da certeza de Sua Soberania já aprendemos, para lidar com as questões da vida de forma hábil, confiando no Seu agir.
O Apostolo Paulo, nos ajuda a entender melhor este aspecto específico, que faz parte do aprendizado de cada um de nós, saber não é evidência de um aprendizado correto.
Em Romanos 1, a partir do verso 8, fica evidente o desejo do apostolo em encontrar-se com os crentes da igreja de Roma verso 10 “…suplicando que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos.” No verso 13 é dito que este desejo não havia se tornado realidade até aquele momento. “no que tenho sido até agora impedido”. Expressando aqui a Soberania de Deus, que não permitiu que o seu desejo acontecesse.
A questão que desejo salientar, é que existe um elemento fundamental no aprendizado, que nos auxilia a assimilar melhor as verdades espirituais, que já sabemos de cor, que é a experiencia do compartilhar. Descrita no verso 11 “Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados.”
Nós, aqui da Fonte, temos algumas oportunidades de aprendizado a respeito de Deus e das inúmeras verdades espirituais contidas em sua Palavra. O culto público dominical, onde recebemos inspiração para a semana que se inicia, a Escola Bíblica, que nos leva a um aprofundamento deste conhecimento e por último, mas não menos importante, as reuniões de grupos, chamadas de Koinonias. Neste ambiente menor, podemos ter a oportunidades de avaliar o quanto de fato temos aprendido na prática, as verdades que nos são apresentadas.
As Koinonias nos proporcionam a prática do compartilhar e do repartir, confirmando em nós e na vida dos nossos irmãos, os dons espirituais que nos foi concedido em nossa união espiritual com Cristo (verso 11).
Diante destas considerações quero desafiá-lo, a não perder de vista estas oportunidades que nos são oferecidas e saboreá-las com avidez e disposição de coração. Participe de um grupo pequeno de Koinonia que possibilite o compartilhar saudável da Palavra de Deus, tornando assim verdades que conhecemos de cor, em verdades aprendidas pela prática, no compartilhar junto á comunidade FONTE.
Gilvair Baqueiro
0 comentários