“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”. Érico Veríssimo
Mudança! Esta pequena palavra pode estar carregada de grandes desafios para cada um de nós dependendo da ocasião, circunstância e do cenário em que as mudanças estão sendo requeridas! Elas podem gerar diversos sentimentos antagônicos, entusiasmo ou frustração, alegria ou tristeza, dúvidas ou convicções, estabilidade ou instabilidade!
Na verdade, mudanças fazem parte do nosso cotidiano em todo o tempo e o tempo todo! Elas ocorrem nas diversas esferas da vida pessoal, familiar, civil, religiosa e ainda podem ser notadas em diversos seguimentos, tais como: na ciência, na tecnologia, nafilosofia, na medicina, política, economia, nos costumes e valores sociais, nas estruturas organizacionaisdospaísesenações.,enfim, “tudomudaotempotodonomundo”,avida e o mundo de todos nós, está marcado pelo dinamismo contínuo de mudanças!
Porém, a questão apontada por Veríssimo está relacionada à atitude que as pessoas adotam diante das mudanças.
Como podemos ter uma postura correta e madura quando somos afetados diretamente por mudanças?
Creio que, o que define nossas atitudes e se vamos “construir barreiras” ou “moinhos” quanto os “ventos” trazem mudanças, é a percepção de quem está no controle da história!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos” Gn.50.20.
Esta é uma das declarações mais emocionantes registrada nas Escrituras, José dirigindo-se aos seus irmãos, os aparentes “protagonistas” das mudanças do curso da sua história e destino, que deixou marcas profundas e experiências de sofrimento, escravidão, prisão e injustiças. Entretanto, José sabia, conhecia e reconhecia aquele que tem em Suas mãos o controle da vida e da história, por isso, reagiu de maneira nobre “construindo moinhos de vento”! Oferecendo perdão aos seus irmãos, reconhecendo que a posição de liderança por ele ocupada era fruto do plano do Deus Soberano, que o leva a prestar louvor e adoração ao Senhor, o Dono, o Criador e Escritor da história!
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” Fl.2.5
0 comentários