Davi tinha sua leitura do mundo de seus dias e levanta perguntas: ‘Por que as nações se enfurecem tanto? Por que perdem seu tempo com planos inúteis?’ (Sl 2.1) Ele tinha a resposta e a desenvolve ao longo do Sl 2 e nestes dias de tanta confusão internacional suas perguntas saltam na minha mente. Por que tanta agressão, guerra, inutilidades, projetos absurdos, etc? Quando terminará estes tumultos em Gaza, Ucrânia, Venezuela, Peru…?
O questionamento de Davi sobre a loucura do mundo de 3000 anos atrás, cabe em todo o período, de lá até aqui e vai continuar, com soluções parciais e temporárias, como o acordo feito e celebrado por tantos sobre a guerra em Gaza.
Qual o motivo de tanta guerra e agitação entre os povos apresentado por Davi? Davi responde nos versos seguintes (2-3), A intenção e desejo do mundo de não ter vínculo de sujeição a Deus, de conduzirem a sociedade, o mundo, da maneira que pensam ser melhor. Desde a reflexão de Davi, o mundo continua o mesmo: guerras, disputas, violência, roubos, corrupção, etc.
A incapacidade do homem longe de Deus de produzir um mundo melhor é uma ilusão dos otimistas. Muitos dos otimistas neste assunto já deixaram de ser otimistas, reafirmando o pensamento que ‘o pessimista é um otimista experimentado’. O que se pode esperar do homem caído e motivado pelo adversário do Senhor? Esta ingenuidade e teimosia humana fazem Deus reagir com riso, ira e fúria. Riso por causa da impossibilidade intrínseca do homem longe de Deus e ira e fúria, pois a seu tempo Ele há de julgar e implantar Seu Reino na terra. (4-9)
O que nos cabe? Não fiquemos surpresos com o que acontece no mundo, não se amedronte com a realidade que nos afeta, antes saiba que Deus está no controle e que a Seu tempo há de mudar esta realidade e além disso acrescenta: Sejam prudentes, aceitem a advertência do Senhor, sirvam, alegrem-se e sujeitem-se. (10-12)
Invista na sua relação com Deus!
Fernando Leite










0 comentários