Creio ser esse um dos grandes desafios para grande maioria dos cristãos, aos quais me incluo. Como tomar decisões sabias, mas que agradem ao Senhor. Esse complemento pode ser o grande desafio, agradar ao Senhor com as nossas decisões.
A palavra de Deus as Escrituras devem ser a nossa bússola no que se refere a tomadas de decisões, ela fornece um direcionamento geral a ser seguido. JC Ryle, escreve: “A Bíblia deve ser nosso padrão. Sempre que formos confrontados com uma questão sobre conduta cristã, devemos aplicar o ensinamento da Bíblia. Algumas vezes a Bíblia lidará com aquilo objetivamente, e precisamos ir pelo caminho que ela ensina. Outras, a Palavra não lidará diretamente sobre o assunto e precisamos procurar por princípios gerais para a nossa orientação. Isso não depende de que as pessoas acham. O comportamento do próximo não é o nosso padrão. A Bíblia é o nosso padrão, e é por ela que devemos viver.”
Veja que JC Ryle, não está muito preocupado com o que os outros pensam, mas sim com o que o Senhor pensa. Pois o Senhor, para nós que somos seus filhos deve ser o nosso padrão nas decisões, das mais simples as mais complexas.
Segue algumas perguntas praticas que poderão ajudar nas tomadas de decisões que agradem ao Senhor, extraído do livro o Homem Bíblico de Stuart Scott:
- Essa escolha será uma oportunidade para minha carne encontrar satisfação? (Rm13.14; Gl5.13; 1Pe 2.16).
- Levarei os outros em consideração (não serei egoísta) com essas escolhas? (Fp 2.3).
- Tal escolha fará com que alguém caia em tentação? (1Co8.9-13).30
- Isso me levará à escravidão ou ao vício? (1Co6.12).
- Glorificarei Deus com minha escolha? (1Co10.31).
Considere também pessoas mais maduras, experientes na fé cristão para ajudar com conselhos sábios.
Nestes dias ao tomar decisões utilize dos recursos disponíveis na Bíblia, bem como nas perguntas sugeridas por Stuart Scott.
Wagner Fonseca
0 comentários