Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, cerca de 14% destas são adolescentes. Mais de uma em cada 100 mortes são causadas por suicídio, e 58% deles ocorrem antes dos 50 anos de idade. O abuso sexual infantil e o abuso emocional, são causas significativas de depressão.
É perturbador saber, que a esmagadora maioria destas situações ocorrem no contexto do lar e para a nossa tristeza, muitos destes são lares denominados cristãos. Sem dúvida esse é um quadro alarmante que inspira reflexões e cuidado com as emoções no contexto familiar.
Ninguém pode voltar a trás e começar de novo, mas podemos corrigir rotas, que a luz da palavra de Deus se mostre desalinhadas do que Deus espera da família cristã. Para que assim, a realidade de Cristo, seja vista como um espelho límpido, capaz de refletir as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a Sua luz. (1 Pedro 2.9)
A estabilidade emocional deriva de uma vida estável, e a estabilidade da vida vem da sustentação proporcionada pela presença de Cristo na família. Presença essa, não como um mero figurante, mas sim como o protagonista, com um lugar de destaque norteando rumos e conduzindo decisões e comportamentos dentro do lar.
Jesus inaugurou o seu ministério público em João 2.1-12, onde o contexto é o início de uma nova família “As bodas em Caná da Galileia”. Uma proposta para a família nos é apresentada pelo Senhor. O quadro abaixo apresenta o caminho, em quatro movimentos essenciais nos permite experimentarmos o milagre de uma família emocionalmente saudável em sua jornada.

1º A Constatação de que algo está faltando, ou não está como deveria, é essencial para toda e qualquer mudança pretendida. (…eles não têm mais vinho…)
2º Um Realinhamento se faz necessário, fazendo tudo o que o mestre Jesus manda fazer. (…fazeis tudo o que o mestre mandar…)
3º Então, se faz necessário aderir aos Processos de Jesus, mesmo quando não entendemos muito bem o que está acontecendo, obedecer a Ele. (… enchei de água as talhas…)
4º E finalmente o Milagre se faz presente, curando as feridas, trazendo saúde plena, onde havia enfermidades corroendo as emoções. (…guardas-te o bom vinho até agora…)
Ao aderirmos o caminho que o Mestre aponta e obedecermos à Sua Palavra, podemos contar com uma rede de proteção, capaz de aliviar os solavancos que recebemos ao longo do nosso desenvolvimento emocional no âmbito familiar. Fortalecendo nossos lares como reflexos vivos do amor e da graça de Cristo. Construindo famílias firmadas na rocha 1 Coríntios 10.3-4 e alinhadas ao padrão divino de amor e santidade, num ambiente de fé, comunhão e transformação.
Que Deus abençoe nossas famílias!
Gilvair Baqueiro










0 comentários