Quando mudamos para Paulo Afonso, no sertão da Bahia, minha esposa e eu não tínhamos geladeira, fogão, e outros eletrodomésticos. Deus em sua infinita bondade, estendendo-a a nós por meio de amigos queridos, nos proporcionou ficar hospedados na casa de um dos missionários, que deixou a residência pronta, com tudo preparado para nossa estadia ali, inclusive uma geladeira cheia. Um outro casal chegou a nos deixar constrangidos com a quantidade de almoços e jantares que tivemos juntos, além de terem emprestado um frigobar e um fogão de camping para “quebrar um galho”. Por fim, um outro casal, que conhecia bem a cidade, nos ajudou na nossa busca incansável por um lugar que pudéssemos chamar de lar.
Sou imensamente grato a vida desses irmãos que nos ajudaram nesse momento tão difícil. Eles demonstraram hospitalidade para conosco e desde então temos aprendido a ser hospitaleiros com as pessoas ao nosso redor.
Hospitalidade é receber o estranho ou estrangeiro e fazê-lo sentir-se à vontade na sua casa. 1 Tm 3.2 e Tt 1.8 trata como prerrogativa de um líder eclesiástico ser hospitaleiro. Em Rm 12.13, aprendemos que todo cristão deve “ajudar o povo santo nas suas necessidades e procurar a hospitalidade”. Esse ensino indica que devemos persegui-la, ou seja, é uma atitude ativa frente ao mundo ao nosso redor.
Ser hospitaleiro começa com abrindo sua casa para amigos e progride em receber desconhecidos. Sua casa pode ser o ambiente de comunhão e crescimento, como uma koinonia, assim como o local onde mais pessoas conhecem ao Senhor, ou mesmo um espaço para receber crianças e adolescentes que precisam ser apadrinhados ou acolhidos.
É no ambiente da hospitalidade que podemos evangelizar, discipular, aconselhar e até exortar irmãos. Você e sua família podem colocar a hospitalidade em prática, começando com a oração ao Senhor, pedindo que Ele mostrar as muitas possibilidades ao seu redor, e fazendo da sua mesa um poderoso instrumento na mão de Deus.
Reflita sobre como você pode ajudar aos outros por meio da hospitalidade. Você tem se importado com o próximo? Se alguém precisa da sua ajuda, ou hospitalidade, o que temos feito? Que sua casa seja um lugar de encontro com o Senhor.
Lucas Fonseca
0 comentários