A história de Jonas no ventre do peixe é bem conhecida, mas nos distraímos com o relato, sem perceber os ensinos sobre Deus, o ser humano e a missão apresentados pela escritura sagrada. Gostaria de compartilhar três lições que Jonas nos ensina, até o momento de entrar na barriga do peixe, que são relevantes para nós hoje.
A primeira lição é que algumas das ordens de Deus são claras e basta a nós obedecermos a Ele. A vontade de Deus é manifesta de maneira objetiva e direta no caso de Jonas: pregar a um povo estrangeiro, repleto de maldade e inimigo de Deus (Jn1.2). No nosso caso há uma ordem clara de pregar a Cristo em todas as nações, para todas as pessoas (Mt 28:18-20).
A segunda lição traz o fato de que quanto mais se desobedece, pior a situação se torna. Jonas foge de Deus (Jn 1:3), entra em um barco (Jn 1.3), dorme no fundo dele (Jn1.5), enfrenta uma tempestade (Jn1.4), é “sorteado” como culpado (Jn1.7) e então é jogado ao mar indo as profundezas (Jn1.15). A desobediência e rebeldia traz disciplina e consequências, ele está indo cada vez mais fundo na sua rebeldia. Negar a missão e ordem de Deus é assim também, quanto mais se negligencia, pior a situação fica.
A terceira lição é que a missão é de Deus e que ele nos usa apesar de nós. Jonas em sua rebeldia e em meio a tempestade acabou anunciando aos marinheiros sobre o único e verdadeiro Deus criador dos céus e da terra (Jn 1.9) e para a surpresa de todos, aqueles marinheiros largam seus ídolos e oferecem sacrifícios ao SENHOR (Jn 1.16). Deus quer nos usar em sua missão, seja você orando, contribuindo, mas especialmente, proclamando aos que estão perto ou longe.
Saiba que a missão é de Deus e somos privilegiados em participar do que Deus está fazendo. Os efeitos da proclamação são causados por Deus também. Ele ordena a irmos, somos usados e capacitados pelo Espírito Santo (At 1.8) para tal missão e basta nos dispormos nas mãos de Deus. Ore e coloque-se a disposição do Senhor, envolvendo-se na Sua obra e obedecendo-O na sua missão.










0 comentários