Deus nos chama para vivermos de maneira contracultural em diversas áreas do comportamento humano. Na nossa relação com pessoas maldosas, Ele nos ordena: “Não paguem a ninguém mal por mal” Rm 12:17. Este mandamento desafia o senso natural de justiça retributiva que permeia nossa sociedade, e que tanto nos influencia. No mundo em que vivemos, revidar é uma ação não somente considerada justa, mas também necessária como demonstração de força punitiva que inibe novas investidas daqueles que nos fazem mal. Entretanto, Deus nos convoca para um padrão muito mais elevado e eficaz no combate ao mal: a prática o bem: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber” Rm 12:20. “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem” Rm 12:21.
O caminho de Deus não é o da passividade, mas de uma resposta ativa de bondade que derrota o mal. Nós não apenas somos proibidos de revidar: “Não façam justiça com as próprias mãos” Rm 12:19. Nós somos convocados para praticar o bem àqueles que praticam males contra nós: “Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas” Rm 12:18. Quando perdoamos, abençoamos e amamos aqueles que nos ferem, proclamamos com nossas vidas que existe um poder maior que o mal: o amor que vem de Deus e que é manifesto na prática do bem.
O mal retributivo é uma poderosa força que nos derrota quando tentamos vingativamente derrotar aqueles que nos ferem. Assim, falhamos miseravelmente naquilo que Deus espera de nós. O padrão que deve formatar nossas vidas, não é o do senso comum e mundano que exalta a vingança, mas o do exemplo do nosso Senhor Jesus Cristo, que diante da mais cruel expressão de malignidade que lhe ceifava a vida, clamava por seus algozes: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” Lc 23:34.
É muito fácil constatar no dia a dia que viver neste padrão antinatural é sobre-humano. Precisamos nos lembrar que Deus nos capacita sobrenaturalmente mediante o Espírito Santo. Assim, não temos justificativa para sermos derrotados pelo mal. Resta-nos vencer o mal com o bem.
Vlademir Hernandes
0 comentários