“Deus não quer de nós obediência com má vontade. Pode ser melhor do que nenhuma obediência, mas é seriamente defeituosa.” John Frame
Com frequência, a ética da vida cristã é resumida em um único imperativo: obedeça. Certamente, este aspecto é indispensável à moral do discípulo de Cristo, pois afirmamos que a Palavra de Deus revela o Seu caráter e nos mostra como devemos viver.
O problema surge quando se considera a perspectiva normativa da fé como a única a ser levada em conta, esquecendo-se de que é possível obedecer a Deus e, ainda assim, estar muito distante do Seu ideal. Por isso, devemos entender que a obediência, por si só, não é tudo.
Mandamentos podem ser obedecidos com intenções erradas, como na expectativa de manipular a Deus para alcançar algum interesse pessoal. Nesse caso, a pessoa pensa que, por estar cumprindo a lei de Deus, Ele será obrigado a estender uma bênção sobre sua vida. Também é possível fazer o que a Palavra ordena utilizando-se de meios equivocados. Por exemplo, alguém pode exercer generosidade com o carente roubando os recursos de outra pessoa. Ainda que a ação final pareça benéfica e útil, o meio utilizado não é aprovado por Deus.
Em diversas situações em que há obediência à lei, qualquer outra coisa que não a glória de Deus pode ter servido como motivação, meio e fim da prática. Nesses casos, a obediência nasceu de outra fonte que não a gratidão e a entrega sincera da vida ao Senhor. Deste modo, podemos afirmar que todo aquele que ama a Deus obedece, mas nem todo aquele que obedece ama, necessariamente, a Deus.
Que Deus ajuste nossas motivações, meios e fins para que vivamos para a Sua glória e desfrutemos das bênçãos prometidas àqueles que assim procedem.
“Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.” (1 Tessalonicenses 4:1)
![[EDITORIAL]obediencia-nao-e-tudo](https://igrejafonte.org.br/wp-content/uploads/2026/02/EDITORIALobediencia-nao-e-tudo.jpg)









0 comentários