Domingo passado, durante a aula de Métodos de Estudo Bíblico (MEB), tive o privilégio de assistir o Pr Fabio apresentar à classe algumas técnicas que nos ajudam a observar melhor um texto bíblico. De maneira simples mas eficiente, com a liderança do professor e a intensa participação da turma, o texto de Tiago 1 foi sendo esmiuçado, o sentido das palavras ficando claro e sua construção formando uma lógica cristalina. Era uma aula de observação, mas a interpretação estava ali brotando, evidente.
O texto em questão era Tg 1.25, que fala sobre observar a lei, bem como da importância da perseverança na sua prática para que alcancemos a felicidade. Este versículo está dentro de um capítulo cujo contexto é o enfrentar provações, e até mesmo se alegrar com este fato, sabendo que a prova da fé produz coisas boas.
Lembrei-me de uma consideração feita por uma irmã logo antes de começarmos a primeira aula do curso, a respeito do nível de complexidade do conteúdo que veríamos. Eu havia comentado que MEB seria útil para todo tipo de estudante. Pois bem, estávamos ali talvez umas 30 ou 40 pessoas, com grande diversidade no grupo, desde crentes escolados até pessoas mais novas na fé, dando seus primeiros passos com as Escrituras. Imaginando que o sentimento deles foi semelhante ao meu, todos nós, desde os mais iniciantes até os mais avançados, estávamos ali sendo impactados por uma verdade tão clara.
Hebreus 4.12 nos diz que a Palavra de Deus é viva. Ela fala ao homem de hoje, diante das situações que enfrentamos no nosso dia a dia. Logo na segunda-feira tive uma notícia totalmente inesperada, uma fatalidade que implicou num prejuízo considerável. Comentei com minha esposa sobre meu desânimo diante dos fatos, e experimentei aquilo que está descrito em Pv 15.23: “…como é bom um conselho na hora certa!“. Na hora em ouvia seu conselho lembrei-me da aula do domingo, e que devemos nos alegrar com as provações, que devemos olhar para aquilo que é produzido. Isso foi a chave para não entrar numa espiral de desânimo e lamentando a “falta de sorte”. A Palavra de Deus é viva e eficaz.
Fica aqui meu estímulo para que você invista tempo em conhecer a lei do Senhor e decida aplicá-la nas situações do seu cotidiano. Louvado seja Deus por sua Palavra!
0 comentários