Eu, eu mesmo…
Quando consideramos a definição de egoísmo, notamos que é o “comportamento ou hábito de uma pessoa que prioriza seus próprios interesses, desejos e necessidades acima dos outros”. Essa definição, por si só, já mostra o quanto perturbador é o egoísmo. Se coloco os meus desejos cima de tudo, aí reside um grande problema! Os meus desejos sempre pendem para uma satisfação pessoal, independentemente de quem possa ferir ou magoar.
Falas egoístas são vistas nas mídias sociais o tempo todo; são pessoas se exaltando ao dizer: “se eu não buscar meus interesses quem buscará?” ou “tenho mesmo é que ser feliz por conta de satisfazer os meus desejos” e assim segue…
Mas, como povo de Deus, o que a Bíblia ensina sobre ser egoísta? O nosso referencial é a pessoa do Senhor Jesus, que poderia se exaltar, poderia se colocar a cima de todos e de tudo, poderia ser só servido, mas não o fez, enquanto habitou entre nós, dando o exemplo, vemos : “³Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.⁴Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.⁵ Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,⁶ que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;⁷ mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.⁸ E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” Fl2.
Ao olhar para esse trecho das Escrituras, notamos que não há muito espaço para manobra do meu interesse ou egoísmo, mas sim um completo esvaziamento do meu “eu”. Objetivando olhar para o próximo com o mesmo olhar e atitude que o Senhor Jesus teve. Assim, esvaziar-se de si mesmo torna um imperativo contra o egoísmo.
Considere seus relacionamentos, como eles andam? Você tem buscado os seus interesses com seu cônjuge, filhos, pais, irmãos? Como anda o ser servo e esvaziar em sua vivência diária? Assim, quando passarmos por uma crise de egoísmo, que possamos considerar o nosso maior exemplo o Senhor Jesus! Que peçamos ajuda a Ele para modificar nossa postura e aplicar o esvaziamento.
Wagner Fonseca
0 comentários