O que te define?
Quando estamos para entrar em um país, precisamos provar quem somos para as autoridades locais; um modo de comprovar é apresentando um documento de identidade que contenha dados importantes e foto.
Hoje, em nossa sociedade, vivemos um momento que as emoções ou o que sentimos valem mais que a razão. Elas acabam por definir quem você é e assim, passamos e ser dirigidos pelo que sentimos, não mais por o quem somos verdadeiramente. O passado, também tem um poder muito grande de querer definir quem somos. Outros balizadores são as quantidades de bens, posição social, poder de influência e capacidade intelectual. De fato, a sociedade precisa de alguns balizadores para fazer “a economia girar”, com vendas de bens, produtos, medicamentos e divertimentos.
Como filhos de Deus, o que nos define? Para muitos seria: ter uma família, filhos, uma vida estável e ter uma função na Igreja. Nenhuma destas coisas está erradas em si. Mas, fazer com que essas situações te definam, aí há um problema. Pois a nossa identidade é algo mais profundo que o nosso exterior.
Como de fatos devemos ser definidos? Deverá ser a nossa nova condição em Cristo Jesus! A bíblia chama de nova criatura, 2Co5.17 e, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Os balizadores que a sociedade apresentam, não pode te definir, você passar a ter um novo objetivo na vida, deve ter um novo olhar para o mundo em que vive bem como para as relações neste mundo; agora medimos e somos medidos não pelos padrões impostos pela sociedade, mas sim pelo próprio Senhor.
Pode ser que ainda você esteja na procura de firmar sua identidade em sentimentos, bens, posições e afins. Lembre-se: como filhos de Deus precisamos viver e desfrutar de uma nova vida com Cristo, esse modelo apresentando pela sociedade como o texto bíblico cita são “coisas passadas”. Assim, desfrute de sua nova identidade em Cristo e passe a viver essa identidade de forma sadia e constante diante daquele que pode e te transforma dia a dia, forjando uma nova identidade em você, como filho de Deus.
Wagner Fonseca










0 comentários