Parte 2: O Cabeça da Nova Humanidade

por | 10, abr, 2026 | A última palavra | 0 Comentários

“¹⁸ Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja… para que em tudo tenha a supremacia. ¹⁹ Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, ²⁰ e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas… estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.”

Colossenses 1:18-20

Supremacia na Redenção

Cristo detém a primazia absoluta não apenas no universo físico, mas na nova criação que é a Igreja.

Liderança Suprema:
Como “Cabeça”, Cristo é a inteligência e a autoridade que dirige o corpo. A Igreja não pertence a homens, mas ao Senhor que a governa.

Plenitude Divina (Plērōma):
Toda a natureza de Deus habita em Cristo permanentemente. Não há necessidade de buscar complementos espirituais ou misticismos fora dEle.

Reconciliação e Paz:
A separação causada pelo pecado foi resolvida na cruz. O “sangue derramado” é a garantia histórica de que a paz com Deus foi comprada e a dívida, cancelada.

 

Práticas na Igreja

/ Submissão ao Cabeça: Consultar a vontade de Cristo em cada decisão, submetendo planos e projetos à liderança do Senhor.
/ Suficiência em Jesus: Abandonar a busca por “experiências extras” ou misticismos, descansando na plenitude que já habita em Cristo.
/ Vida em Paz: Viver com a consciência de que a reconciliação com Deus é um fato consumado, permitindo que essa paz governe as emoções.

 

 

Reflexão Pessoal

/ Governo: Em quais áreas da vida o comando ainda é exercido pela vontade própria em vez de ser entregue à liderança de Cristo?
/ Arrependimento: Existe algo que devo pedir perdão?
/ Paz Interior: Existe descanso na obra consumada de Jesus ou ainda há uma tentativa de “comprar” o favor divino através de obras e méritos?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *