Alguns anos atrás, fomos com um grupo de jovens participar de um intercâmbio em Atibaia. Tivemos um tempo agradável, divertido e edificante, dentro do que esperávamos e havíamos planejado, porém, os acontecimentos nem sempre se desenrolam somente conforme planejamos. Ao retornarmos, início da noite, havia chovido um pouco e tínhamos um trecho de estrada de terra, nosso ônibus deslizou um pouco em uma pequena subida e ficou atravessado na estrada, depois do susto, ou alguns pequenos sustos e de investidas frustradas para tirar o ônibus, começamos as tentativas de chegarmos a algum lugar que pudéssemos nos abrigar em segurança enquanto aguardávamos outro ônibus nos buscar. Deus providenciou os meios para que saíssemos dali, nos protegeu e ainda nos proporcionou oportunidades de convívio, bate-papo e descontração de maneiras também não planejadas.
Em momentos como este, em que as coisas não caminham como gostaríamos e fogem um pouco do “nosso controle”, nós podemos nos conhecer um pouco melhor observando e analisando como encaramos tais imprevistos – medo – queixas – paciência – longanimidade – dependência. Nesses momentos temos também a oportunidade de conhecer um pouco melhor o nosso Deus, quem Ele é, como Ele age e se relaciona conosco.
Nós podemos planejar, sonhar, correr atrás do que almejamos, mas cientes que jamais estaremos no controle, pois este, está nas mãos do Senhor soberano que permite ou não as coisas caminharem conforme seu querer. A Palavra final é sempre dEle. Salomão já expressara isto ao nos dizer que “muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá” (Pv 19:21).
O grande desafio diante do imprevisto, e também do que nós planejamos é exercitarmos e mantermos o foco na dependência de Deus. É colocar em prática o que encontramos no Salmo 37:5 – Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. É necessário abrir mão, não confiar simplesmente nos recursos e habilidades humanos, mas estar certo de que Ele é quem cuida, permite e faz acontecer.
Por fim, depois de toda a aventura vivida em Atibaia, colhemos ainda os frutos de conversas que foram edificantes, amizades fortalecidas e muita história pra contar – os caminhos usados por Deus para que isto acontecesse foi bem diferente do que nós imaginamos ou projetamos. Louvado seja Deus em tudo isto!
0 comentários