“¹Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso ² pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” (Sl 91.1-2).
Para alguns, parece que este Salmo funciona como um amuleto da sorte, como se a Bíblia aberta na sala naqueles versículos fosse capaz de proteger de todo mal. Embora este Salmo não seja um amuleto, compreendido corretamente, trará descanso e alívio aos que dele se apropriam.
“Shadow of the Almighty” (Sombra do Onipotente), livro de Elisabeth Elliot, viúva de Jim Elliot, missionário assassinado quando tentava pregar o evangelho aos índios Huaorani, expressa sua certeza de que o refúgio do povo de Deus não é um refúgio do sofrimento e da morte, mas da derrota final. Perspectiva fundamentada na Escritura: ¹⁹Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos os mais dignos de compaixão (1 Co 15.19).
Os sofrimentos fazem parte desta vida marcada pelo pecado. Temos esperança à sombra do Onipotente, nos livramentos dos sofrimentos ou não, e até quando nos chama para junto de Si. É preciso se humilhar diante da onipotência do Altíssimo para reconhecer que Ele tem respostas e caminhos incompreensíveis que cooperam para o bem daqueles que O amam (Rm 8.28). Mesmo no sofrimento, Ele transforma o mal em bem: ³Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,⁴que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos, possamos consolar os que estão passando por tribulações. ⁵Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação (2 Co 1.3-5). Como é bom saber que o nosso Deus se importa e nos consola.
Nesta vida, provavelmente algum sofrimento poderá nos alcançar, não podemos prevê-lo e nem devemos. Podemos constantemente lembrar da bondade de Deus e Seu auxílio presente na hora da angústia, seja para o nosso consolo, ou para o consolo daqueles que sofrem ao nosso redor (Sl 46).
Lucas Tutui
0 comentários