No último parágrafo do último capítulo do último livro do apóstolo Paulo, Timóteo é exortado e aconselhado sobre 4 tipos de pessoas que são encontradas no serviço ao Senhor.
O primeiro está em 2 Timóteo 4:9 e é representado por Demas. Ele fora um cooperador do evangelho (Fm 24), mas não queria essa vida dedicada a Deus. Sofrer, ser preso, viver e morrer por causa do Evangelho não era mais a realidade de vida dele. Demas escolheu a vida confortável em Tessalônica, vivendo para o aqui e agora, deixando os valores eternos. Uma vida confortável, mas inútil.
O segundo grupo são os que se opõe fortemente ao ministério do Evangelho, esse foi o caso de Alexandre, o ferreiro. Ele causou muitos problemas para Paulo, rejeitando a mensagem, o Senhor e o próprio apóstolo. Ao invés de revidar, sua oração é para que Deus o retribua e que Timóteo fique atento a ele (2 Tm 4:14-15).
O próximo grupo de pessoas são aquelas que estão seguindo seus trabalhos na obra de Deus. Vemos Crescente, Tito, Tíquico, Priscila, Aquila, Onesíforo, Erasto e Trófimo (2 Tm 4:10,12, 19-21). Irmãos em Cristo, alguns são frutos do ministério de Paulo e agora estão em partes diferentes do mundo trabalhando para o Senhor, pregando a mensagem, ensinando a palavra, sendo úteis ao ministério em diversos lugares.
Por fim, o grupo daqueles que precisam servir, porém perto do apóstolo Paulo. Lucas foi quem ficou nesse período (2 Tm 4:11). Porém, um outro personagem é útil, Marcos, aquele que desistira da primeira viagem missionária de Paulo e que foi a causa da divisão do apóstolo com Barnabé. O jovem cresceu, amadureceu e seguiu trabalhando, buscando a aprovação do Senhor. Sua vida piedosa faz sua presença ser aguardada por quem antes o rejeitara.
Minha reflexão é que se temos buscado uma vida de conforto ou mesmo rejeitado ao Senhor, que possamos olhar para a eternidade, arrepender e caminhar com Deus. Se tivemos momentos vacilantes, como Marcos, possamos crescer nos caminhos do Senhor e ser úteis no ministério. Se temos servido que, sejamos encontrados íntegros nas diversas áreas que temos para servir. Sigamos os exemplos dos que foram servos bons e fiéis sendo úteis ao ministério do Senhor.
Lucas Fonseca
0 comentários