Com frequência, escuto de alguns líderes evangélicos frases como: “a partir de hoje sua vida é vitória atrás de vitória”, “você nasceu para vencer”, “a prosperidade te espera” e “Jesus veio para fazer você se sentir feliz”. Essas palavras parecem prometer uma vida sem dor ou sofrimento, sugerindo que um cristão, servo do Senhor, viverá em paz, prosperidade e conforto.
No entanto, ao olhar para 2 Timóteo 2.8-10, percebemos que Paulo é um homem piedoso, resgatado do império das trevas, que crê na ressurreição de Cristo (v.8) e anuncia essa boa notícia a todos (v.8), abnegando seus próprios interesses em prol de Cristo. Qual é o resultado desse estilo de vida? O versículo 9 diz: “por isso sofro e estou preso”. Ou seja, viver de maneira agradável aos padrões de Deus não garante prosperidade e vitória segundo as tendências humanas.
Embora Paulo soubesse que em breve partiria deste mundo, seus olhos estavam fixos no autor e consumador da fé (Hebreus 12.2). Ele estava disposto a sofrer o que fosse necessário para que a verdade do evangelho alcançasse mais pessoas (v.10). Ele encontrou a pérola preciosa do Reino de Deus (Mateus 13:45-46), valendo a pena abrir mão de tudo para viver com o Senhor.
As promessas recentes de uma vida confortável não encontram lugar nas palavras de Paulo e não deveriam nos seduzir também. Com isso, podemos refletir: vale a pena ser um servo do Senhor e deixar de lado alguns ‘entretenimentos’, escutar piadas sobre nossa fé, sofrer cancelamentos, ser afastados de convívios familiares, sofrer perseguição e até prisão? Será que vale a pena servir a Deus e “perder” todo o conforto deste mundo?
O grande ensinamento das escrituras é que nossa vida ganha sentido quando vivemos para o Senhor. Por meio de Cristo, vivemos e reinamos com Ele. Somos do Senhor e qualquer conforto e vitória temporários perdem importância diante da herança eterna que temos com Deus. Nossa vida é mais que vitoriosa em Cristo e, por meio d’Ele, podemos afirmar: Sim, vale a pena viver para o Senhor!
Lucas Fonseca
0 comentários