Esse é um grande desafio, ser exemplo. Mas… exemplo em que e onde?
Na carta do Apóstolo Paulo a Tito, para igreja que estava na ilha de Creta, vemos que aquele povo tinha algumas particularidades nada agradáveis: mentirosos, preguiçosos, violentos e amante de discussões. O grande desafio de Tito era colocar ordem naquele local. Veja que estamos falando de uma igreja, pois esperar que aqueles que não conhecem o Senhor tenham essa prática é uma coisa, mas os que confessam a fé em Jesus Cristo, isto deveria ser diferente. Podemos olhar para a igreja de Creta e tecer diversas críticas, mas como anda a igreja evangélica no Brasil? Presenciei uma cena, em um congresso de professores escola bíblica para crianças, onde os mesmos não respeitavam a fila para entrar em uma livraria, causando um empurra empurra. Isto porque esses são os professores, aqueles que deveriam dar o exemplo. Será que o discurso está de acordo com a prática?
Em Tito 1.7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, 8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.
Tornar-se pessoalmente o modelo, o padrão a ser seguido ou imitado traz em si muita responsabilidade e ao mesmo tempo temor. Vivemos nos mais diversos cenários (familiar, profissional, acadêmico, etc) e aquele que quer ser um exemplo, ou seja, levar uma vida cristã coerente com a verdade do evangelho, não é fácil, pois a imoralidade, impunidade, incoerência estão sempre a nossa volta. Mas devemos ser um exemplo, com o objetivo de que aqueles que são contrários à verdade de Jesus sejam envergonhados. O ensino com retidão e com reverência, também é uma marca de como somos exemplo, ou seja, quando todos estão dizendo que é normal para as situações de imoralidade, se posicionar contrário por respeito as Escrituras isso é ser um exemplo, nada popular mas de acordo com as verdades do evangelho. Nosso falar seja sadio e agradável primeiramente ao Senhor, pois o adversário deve ficar envergonhado com o que sai de nossa boca.
Você é um exemplo? Essa pergunta é desafiadora, muito mais do que desejar ser um exemplo, precisamos constantemente da graça do Senhor para cumprir com esse desafio.
0 comentários