Essa pergunta parece até desnecessária de ser realizada. A sociedade atual gira em torno destas expressões: “o importante é ser feliz” ou “sua felicidade é o que importa”. Em favor dessa ideia tudo é válido: mentira, engano, traições, escolhas equivocadas, posturas radicais, posturas liberais.
Na condição de filhos de Deus, sendo novas criaturas em Cristo Jesus, como diz 2 Co 5.17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Passamos a ver a sociedade, bem como suas ofertas “tentadoras”, de uma forma bem diferente. Olharemos com a visão de quem tem Alguém agora para agradar, o Senhor, não estaremos olhando para nossa satisfação pessoal ou a busca de uma felicidade a qualquer custo. Não! Na realidade, ser feliz, ter alegria, ser bem-aventurado é um fruto ou resultado de um relacionamento adequado com meu Senhor.
Quando olhamos para o Salmo 1, podemos ver essa verdade sendo explanada: Sl 1.1 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Bem-aventurados ou muito felizes, ou felicíssimos seremos, se não realizarmos tais coisas. São apresentados três verbos, ou seja, atos ou ações que devem ser abolidos de nossa vida: andar, deter, sentar. Esses atos são sucedidos de complementos: conselho, caminho e roda. Mas de que tipo de pessoas: ímpios, pecadores e escarnecedores.
Se o texto bíblico terminasse aqui, só teríamos o que não devemos fazer, mas o nosso Deus é um Deus gracioso. Veja o verso 2 do Salmo 1. Diz: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Como novas criaturas, precisamos buscar ao nosso Senhor, precisamos ter prazer na lei, palavra, nas Escrituras. Para que esse prazer seja completo, isso precisa ocorrer com a frequência adequada: de dia e de noite.
Você quer ser feliz? Você só pode ter a real felicidade se aplicar sua vida em conhecer e se deleitar na palavra do Senhor, pois só assim conhecerá mais do Senhor. Aí o Salmo continua com uma bela ilustração: Sl 1.3 “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quando fizer prosperará”.
0 comentários