Muito provavelmente você sente, ou já ouviu, que os tempos são difíceis, que o mundo em que vivemos hoje é terrível e só piora. Realmente, podemos observar aspectos morais da sociedade sendo destruídos. Mas a pergunta é: houve algum momento em que a sociedade realmente foi boa? Existiu alguma época da história em que pudéssemos dizer que o mundo estava em paz e todos tinham uma conduta aprovada por Deus?
Quando lemos as Escrituras, percebemos que diferentes épocas e diferentes povos enfrentaram dias difíceis. No Antigo Testamento, na época dos juízes, vemos um ciclo constante: pecado, disciplina de Deus, arrependimento e retorno à fé. Mas a cada repetição desse ciclo, o povo se tornava mais depravado (Juízes 21:25). Já no Novo Testamento, temos Paulo atuando na cidade de Éfeso, marcada pelo templo de Ártemis, cheia de imoralidade sexual e idolatria (Atos 19).
Cristãos constantemente se decepcionam com o mundo em que vivemos, seja por conta de pessoas, seja por conta de instituições falhas. Mas se até nós, povo de Deus, reconhecemos pecados em nossas próprias vidas, quanto mais não veríamos isso na vida dos que não creem em Jesus Cristo como o princípio para a mudança de vida. Essas pessoas não têm compromisso com o Deus vivo e, portanto, estão desprovidas de esperança e arrependimento! Não devemos nos iludir esperando que o mundo caído viva de acordo com os padrões de Deus.
A verdade é que só viveremos em um mundo incorruptível quando estivermos na glória, na presença de Cristo (Apocalipse 21:4-5). Até lá, somos chamados a ser “sal da terra” e “luz do mundo” (Mateus 5:13-14), vivendo pela esperança, a qual não é ficar esperando de braços cruzados o Senhor voltar, mas demonstrar uma fé viva, capaz de não nos desanimar mesmo em meio a tantas injustiças e abominações. Lembrem-se, Jesus já venceu! Tudo vai ficar bem no final (João 16.33)
Eduardo Cosme
0 comentários