“A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.” Hb 5:11-13.
Porque tantos cristãos se esforçam tanto para crescer em tantas coisas na vida (carreira, salário, negócios, patrimônio, condicionamento físico, musculatura bem definida etc.), mas negligenciam tanto o principal crescimento que deveriam almejar?
O texto acima confronta justamente esse tipo de letargia espiritual. Aqueles crentes do passado se tornaram “veteranos vagarosos”. Deveriam ter crescido proporcionalmente ao tempo de vida cristã. Entretanto, permaneciam “crianças” imaturas, ainda necessitados do “leite”, incapazes de digerir “alimentos sólidos”. Eram tão imaturos que não haviam assimilado nem os ensinamentos mais elementares da vida cristã – estando absolutamente despreparados para assimilar ensinamentos mais avançados.
A causa do problema é apontada claramente no texto: eles eram “tardios em ouvir. A palavra grega empregada no texto tem os seguintes significados: “lento, moroso, preguiçoso, indolente”. Eles não davam importância para a instrução bíblica que promove o crescimento em maturidade.
Esse problema tão antigo e recorrente precisa ser identificado e revertido o mais prontamente possível. Crescer em maturidade deve ser uma das maiores prioridades em nossas vidas. Nosso crescimento deve ser proporcional ao tempo que andamos com o Senhor.
Cabe-nos fazer continuamente essa avaliação. Será que minha realidade espiritual demonstra que sou um “veterano vagaroso”? Será que sou um “crianção” na fé que não tem domínio nem do “leite” mais elementar? Que encontremos no Senhor todos os estímulos e recursos necessários para crescer como Ele deseja!
Vlademir Hernandes
0 comentários