Todos nós já vimos pelos menos uma das quatro cenas a seguir durante as festividades de virada de ano. Uma mesa farta com diversos pratos salgados e doces rodeada de amigos e familiares. Algumas dessas pessoas estarão usando roupas brancas desejosas de um ano de paz. Antes dos ponteiros mostrarem que chegou o novo ano, planos foram traçados e no momento que os fogos de artifício começam a colorir o céu, algumas pessoas fazem sua oração, pedido por dias melhores.
Com a volta da rotina, aqueles planos dos primeiros minutos do novo ano agora são uma lembrança distante; a paz, representada pelas roupas brancas ficou no dia 31; repartir a refeição é uma antiga lembrança; e as orações ficaram para trás. Essas tradições não são ruins em si mesmas, mas podemos avaliá-las pela Palavra.
Muito além das roupas brancas, a verdadeira paz pode ser encontrada quando cremos na mensagem do evangelho. “Somos declarados justos pela fé em Cristo temos paz com Deus” Rm 5:1. Assim, quando cremos em Cristo deixamos a condição de inimigos de Deus. Você busca por paz? Encontre a Cristo!
A mesa compartilhada nos lembra da prática na igreja primitiva, o grupo “dedicava ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e às orações” At 2:42. Quantas oportunidades acontecem ao redor de refeições? Evangelizar um amigo ou parente, orar por pessoas queridas, aconselhar biblicamente, ter um grupo no lar ou um grupo de discipulado. Sejamos intencionais ao repartir nossas refeições.
Além disso, somos encorajados a orar sempre e não apenas na virada do ano (1 Ts 5:17). Uma vida de oração ao Senhor pode ser uma grande meta para seu ano. Você pode orar por sua vida e santidade, por sua família, trabalho, igreja, além de agradecer e louvar ao Senhor.
E, por fim, nossos planos para devem ser colocadas diante de Deus (Tg 4:13-17). Além disso, precisamos de disciplina: “dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento” Pv 23:12. Você tem colocados seus planos diante do Senhor? Tem buscado conhecer mais de Deus e sua Palavra?
Que neste novo ano você tenha dias melhores; vivendo a verdadeira paz, compartilhando do Senhor, orando e aprendendo da Palavra.
Lucas Fonseca
0 comentários