Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída. Pv 11:11
Nunca antes na história humana tivemos tanto potencial de comunicação como temos hoje. O que é dito em qualquer canto do mundo pode estar disponível nos lugares mais distantes rapidamente, quando não concomitantemente. Os recursos tecnológicos que se tem hoje potencializam nossa capacidade de comunicação, e consequentemente de ser bênção ou maldição.
Não bastasse esse altíssimo potencial de comunicação, vivemos uma época em que especialistas e conhecedores do assunto não tem tanta força e evidência como qualquer que desfrute de alguma popularidade, seja pela sua voz, capacidade de representar, ou mesmo por sua habilidade para algum esporte.
A confluência destes dois elementos, facilidade de comunicação e espaço para supostos especialistas torna a sociedade extremamente fragilizada. O texto de Pv 11.11 nos diz que um justo, isto é, uma pessoa íntegra conforme os padrões de Deus traz bênção para a cidade, pois sua vida e sabedoria afetam não a si mesmo somente, mas aos próximos e aos que estão mais adiante, podendo influir com bênção à cidade toda.
Entretanto, aquele que não teme a Deus, o ímpio, tem o poder de destruir a cidade com o que fala. Sua impiedade, embora afete os mais próximos, afeta também a cidade toda. Na história recente de nosso país só temos lideranças insensatas que com suas bocas demonstram sua impiedade e destruição. Que em um mundo tão inconsequente, possamos nós mesmos, trazer bênção e edificação com o que falamos.
Fernando Leite
Lindo texto. As pessoas precisam ter mais responsabilidade no que dizem. Não propagar a maldade a infâmia. Deus é conosco e nós com seus com Ele. Amém ao texto
Amém…que o Senhor nos ajude a sermos soldados vigilantes em constante oração e meditação em Sua Palavra afim de sabermos discernir em nossas decisões cotidianas
a vivermos de acordo com seus ensinamentos em nossa jornada rumo aos céus.