Hoje é o dia do primeiro turno das eleições municipais. Pudemos testemunhar que em muitas cidades, as campanhas foram marcadas por um baixo nível. Ofensas pessoais, vocabulário sujo, agressões físicas e verbais, mentiras e promessas vazias protagonizaram debates e propagandas eleitorais. Lamentavelmente tal comportamento é uma evidência da condição espiritual de alienação em relação a Deus.
Paradoxalmente a esta constatação, nos deparamos com a prescrição Bíblica a respeito da relação que nós cristãos devemos ter com as autoridades que forem estabelecidas, no nosso caso, através dos votos da população:
“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.” Rm 13:1-6.
Independente das nossas preferências e aversões, é oportuno lembrar de pelo menos 2 obrigações que Deus nos ordena. Em 1º lugar, devemos nos sujeitar às pessoas investidas de autoridade, pois elas são estabelecidas por Deus enquanto lida soberana e poderosamente com este mundo caído.
Em 2º lugar, há outra obrigação que temos em relação às autoridades:
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” 1Tm 2:1-4.
Assim que este seja um dia para nos lembrarmos do Governo soberano de Deus que demanda nossa sujeição às autoridades civis que forem eleitas, e também para orarmos por estes governantes, para que vivamos em paz e para que os mesmos cheguem ao conhecimento da Verdade, pois Deus deseja a salvação de todos.
Vlademir Hernandes
Muito grato Vlademir. Como é importante ter a perspectiva Cristã nessa área tão sensível às pessoas nos nossos dias. Ter equilibrio para avaliar as propostas de cada candidato e o que seu histórico de vida evidencia. Que Deus nos dê sabedoria para escolher e humildade para se submeter. Deus continue abençoando tua vida.